A Toyota suspendeu temporariamente a produção em suas fábricas no Brasil após uma forte tempestade na última segunda-feira (22) causar danos significativos à planta de Porto Feliz (SP), responsável pela produção de motores da marca.
Em consequência, as unidades de Indaiatuba e Sorocaba, que dependem do abastecimento da fábrica de Porto Feliz, interromperam as atividades. Segundo a montadora, a retomada da produção de motores deve levar meses, e alternativas de fornecimento de motores de outras unidades internacionais estão sendo avaliadas para retomar a produção de veículos.
Com a suspensão das atividades, a empresa propôs a aplicação de layoff — suspensão temporária dos contratos de trabalho — mantendo o vínculo empregatício, mas sem pagamento integral de salários. A decisão final será dos trabalhadores da fábrica de Sorocaba, que vão deliberar por meio de assembleia virtual a partir desta sexta-feira (26) até domingo (28).
O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, Porto Feliz, Boituva e Cabreúva informou que a Toyota garantiu a manutenção dos empregos em Porto Feliz e a preservação dos benefícios já negociados. A montadora destacou ainda que as propostas serão aplicadas de forma emergencial assim que aprovadas. Com informações: Agência Brasil.