| Hoje é Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025.

Paraná celebra Dia Nacional da Doação de Órgãos com liderança mundial em doações


Estado registra mais que o dobro da média nacional e, se fosse um país, estaria em 3º lugar no ranking global, atrás apenas da Espanha e dos Estados Unidos.
Profissionais do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná durante operação de transporte de órgãos: estrutura moderna e logística ágil salvam vidas no Estado e em outras regiões do Brasil. Foto: Divulgação. Por: Editorial | 27/09/2025 11:21

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado nesta sexta-feira (27), o Paraná reforça sua posição como referência mundial em transplantes. De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), elaborado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Estado registrou 42,3 doadores por milhão de habitantes em 2024, mais que o dobro da média brasileira, de 18,6. Apenas Espanha (49,3) e Estados Unidos (48,04) apresentam índices superiores.

Em 2025, até junho, o Paraná aparece em 2º lugar no país, com taxa de 37,9 doadores por milhão, atrás apenas de Santa Catarina (42,4), ainda mantendo números muito superiores à média nacional de 19,5. Entre janeiro e agosto deste ano, o Estado registrou 315 doações efetivas e 452 transplantes, incluindo 262 de rim, 162 de fígado, 20 de coração e procedimentos conjugados de órgãos.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da doação: “A decisão da doação ocorre em um momento delicado para a família, mas o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado proporciona conforto e mostra a relevância dessa ação para salvar inúmeras vidas”. Segundo ele, a robusta estrutura logística do Paraná, aliada à solidariedade da população, contribui para os resultados positivos.

O Paraná também se destaca nacionalmente pelo envio de órgãos a outros estados. Em 2024, foram 150 órgãos enviados a pacientes de fora, garantindo que doações não se perdessem graças à análise de compatibilidade realizada pela Central Nacional de Transplantes.

A estrutura do Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), coordenado pela Central Estadual de Transplantes (CET), conta com quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), 70 hospitais notificantes, 34 equipes transplantadoras de órgãos, 72 de tecidos, cinco laboratórios de histocompatibilidade, três de sorologia e três bancos de tecidos, envolvendo cerca de 700 profissionais especializados.

A logística de transporte é outro diferencial. Com frota renovada de 18 veículos, além de helicóptero e cinco aviões disponíveis 24 horas, o Paraná assegura a entrega rápida de órgãos. Desde 2019, já foram realizadas 708 missões aéreas, com mais de 2 mil horas de voo.

Outro destaque é o baixo índice de recusa familiar, de apenas 31% em 2025, contra média nacional de 45%, resultado de abordagem humanizada e capacitação constante das equipes médicas. Com informações: Obemdito.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: