A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na segunda-feira (29), quatro ações distintas que resultaram na apreensão de mais de 1,1 milhão de maços de cigarros de origem estrangeira em diferentes regiões do Paraná. As operações ocorreram nos municípios de Alto Paraíso, Maringá e Prudentópolis, com a prisão de quatro pessoas envolvidas no transporte e comércio ilegal das mercadorias.
Em Alto Paraíso, por volta de 01h30, uma carreta com dois semirreboques foi abordada na BR-487. Foram encontradas 1.200 caixas de cigarros, totalizando 600 mil maços. O motorista, de 39 anos, informou que receberia pagamento pelo transporte da carga, que saiu de Mundo Novo (MS). Ele foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra, e a carga à Receita Federal.
Apenas 15 minutos depois, outra carreta também foi interceptada em Alto Paraíso, transportando cerca de 700 caixas, equivalentes a 350 mil maços. O semirreboque apresentava adulteração no número de série. O condutor, de 44 anos, foi preso por contrabando e adulteração de sinal identificador de veículo. Ele e a carga foram levados à Polícia Federal e à Receita Federal.
Em Maringá, às 06h30, um caminhão com placas adulteradas foi encontrado na Avenida Guaiapó transportando 150 mil maços de cigarros contrabandeados. Ninguém foi preso, e a ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal.
No mesmo horário, uma ação conjunta com a Polícia Federal na BR-373, em Prudentópolis, resultou na prisão de dois homens de 34 e 35 anos. Eles tentaram fugir em alta velocidade após a ordem de parada e foram alcançados em Guamiranga. Dentro de suas caminhonetes, foram encontrados 50 mil maços de cigarros.
Apreensão de cigarros contrabandeados. Foto: Divulgação/PRF-MS.
Além do prejuízo financeiro bilionário gerado ao país devido à sonegação de impostos, os cigarros contrabandeados representam grave risco à saúde da população, pois são produzidos sem controle sanitário e podem conter substâncias tóxicas acima dos limites permitidos. PRF/MS.