|
Hoje é Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025.
O arquiteto chinês Kongjian Yu, uma das vítimas do acidente aéreo no Pantanal. Sua identificação oficial foi confirmada pela Polícia Científica de MS com o auxílio do banco de dados de impressões digitais do FBI. (Foto: Redes sociais).
Por: Editorial | 30/09/2025 16:50
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul (PCMS) concluiu a identificação do arquiteto chinês Kongjian Yu, uma das vítimas do trágico acidente aéreo no Pantanal, graças a uma colaboração internacional com o FBI (Federal Bureau of Investigation).
O arquiteto morreu no final da tarde do dia 23 de setembro, durante o pouso de uma aeronave na Fazenda Barra Mansa. A identificação foi realizada por meio de exame necropapiloscópico, uma técnica que compara as impressões digitais da vítima com registros pré-existentes.
Apesar de a família (esposa e filha) de Yu estar a caminho do Brasil para a coleta de material genético, a identificação oficial foi finalizada antes de sua chegada. O banco de dados do FBI permitiu que a PCMS comparasse as digitais coletadas com as informações constantes no passaporte do arquiteto, assegurando a confirmação da identidade.
O acidente vitimou outras três pessoas: os documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Júnior, além do piloto Marcelo Pereira de Barros. Com a conclusão da identificação de Kongjian Yu, a Polícia Científica finaliza a etapa oficial de reconhecimento de todas as vítimas do acidente. A família do arquiteto é esperada para chegar ao Brasil na quarta-feira (1º) para os trâmites finais.
