O Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC-PY) autorizou, na manhã de ontem, o início das obras de acesso e complementares da ponte da Rota Bioceânica sobre o Rio Paraguai, que ligará Carmelo Peralta (Alto Paraguai) a Porto Murtinho, no Brasil.
A principal estrada de acesso à ponte terá início na Rota Bioceânica, a 4,5 km da cidade de Carmelo Peralta, estendendo-se por 2,6 km em direção ao norte antes de seguir para o leste até se conectar ao viaduto de acesso à ponte.
A ministra de Obras Públicas, Engenheira Claudia Centurión, destacou que o projeto vai além da via de acesso, beneficiando a população local. “Serão construídos um calçadão à beira-mar e uma avenida duplicada de concreto, integrando as comunidades anfitriãs desses grandes projetos de infraestrutura”, afirmou.
O projeto inclui ainda a construção de uma rotatória no cruzamento com a Rota Bioceânica (PY15), com pistas de 9,5 m de largura, faixa de 8 m e acostamento de 1 m, além de 429 mil m³ de aterro, 23 mil m³ de sub-base cimentada, 16,6 mil m³ de base granular, 8 mil m³ de base de concreto asfáltico, 4,5 mil m³ de camada de concreto asfáltico à base de polímero, 2.220 metros de bueiros celulares de concreto armado e 8.900 metros de guarda-corpos metálicos.
(Foto: Mopc-PY divulgação)
Outras intervenções estão previstas para a área urbana de Carmelo Peralta, como uma avenida principal de 700 metros, uma marginal de 250 metros e dois portos de embarque.
As obras estão sendo executadas pelo Consórcio Vial de Integración (Tecnoedil SA e Constructora LTSA), com prazo de 12 meses e investimento de G. 125.952.948.959, financiado por convênio entre Itaipú Binacional, Município de Carmelo Peralta e MOPC. A auditoria ficará a cargo da consultoria Guaraní SA, com orçamento de G. 1.677.920.000 e prazo de 14 meses. Com informações: Rota Bioceanica.