Falta exatamente um mês para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas nos dias 9 e 16 de novembro em grande parte do país.
Excepcionalmente, os municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba terão calendário diferenciado devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre entre 10 e 21 de novembro. Nessas cidades, o Enem será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
O exame ocorrerá em 1.804 municípios brasileiros. O local de prova será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no portal do Inep em data a ser divulgada.
O Enem 2025 terá quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
Primeiro dia (9 de novembro) – Duração de 5h30min. Além da redação, serão cobradas: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
Segundo dia (16 de novembro) – Duração de 5 horas. Serão avaliadas as áreas de matemática, química, física e biologia.
O Inep publicou a cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”, com dicas e critérios de avaliação. A redação vale de 0 a 1.000 pontos e inclui exemplos de textos que alcançaram notas altas no Enem 2024.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao fim da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies. Também é usado como critério por instituições públicas e privadas e pode ser aproveitado por universidades de Portugal conveniadas com o Inep. Com informações: Raiz News