| Hoje é Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025.

Polícia Civil deflagra operação “Leitura Segura” contra fraudes em medidores de energia em Itaquiraí


Ação conjunta com a Energisa identificou irregularidades em imóveis e levou oito pessoas à delegacia.
Operação “Leitura Segura” fiscalizou 29 endereços e identificou fraudes em medidores de energia em Itaquiraí. (Foto: Divulgação) Por: Editorial | 10/10/2025 13:22

A Polícia Civil de Itaquiraí deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), a operação “Leitura Segura”, com apoio da Perícia Criminal e da concessionária Energisa, para combater furtos de energia elétrica e fraudes em medidores de consumo no município.

A ação contou com quatro equipes policiais, uma equipe pericial e 14 equipes técnicas da concessionária, que realizaram vistorias em 29 endereços da cidade. As diligências foram direcionadas a locais previamente mapeados pela Energisa, onde havia divergências significativas no consumo de energia.

Após as fiscalizações, foram confirmadas irregularidades em parte dos imóveis vistoriados, e oito pessoas foram conduzidas à delegacia, onde serão investigadas por estelionato (fraude em medidor de energia).

O delegado Sílvio Ramos Pereira, responsável pela Delegacia de Itaquiraí, e a representante de Relações Institucionais da Energisa, Denise Simões, explicaram que o popular “gato de energia” pode configurar furto ou estelionato, dependendo da conduta apurada. Além de crime, as ligações clandestinas representam grave risco à vida, podendo causar incêndios e explosões.

“Toda semana estamos em algum ponto do Estado, com apoio da Polícia, realizando fiscalizações rigorosas para reduzir o número de furtos de energia. A prática causa prejuízos econômicos e riscos à população: danifica a rede, impacta a qualidade do fornecimento e eleva o custo para os demais consumidores”, destacou Denise Simões.

As fraudes também sobrecarregam a rede elétrica, aumentando o risco de quedas e oscilações no fornecimento. Segundo estimativas da ANEEL, as perdas por furtos e fraudes no país ultrapassam 31,5 mil GWh por ano, volume suficiente para abastecer milhões de residências.

As investigações continuam para identificar outros pontos de irregularidade e apurar a responsabilidade penal dos envolvidos. A Energisa reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais da concessionária.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: