Começa a valer nesta segunda-feira (13) o Pix Automático, nova funcionalidade do Banco Central criada para permitir o pagamento automático de contas recorrentes — como luz, água, escola, academia ou serviços de streaming — por meio do sistema de pagamentos instantâneos.
A novidade substitui o tradicional débito automático, mas apenas quando o pagamento envolver bancos diferentes. Na prática, se o cliente de um banco precisar pagar uma conta de uma empresa vinculada a outra instituição, a operação será feita automaticamente via Pix.
Quando o banco do cliente e o da empresa forem o mesmo, o débito automático tradicional continuará funcionando normalmente. Segundo o Banco Central, o consumidor não precisa realizar nenhuma ação para aderir ao novo modelo, já que a mudança ocorre entre as instituições financeiras e as empresas que oferecem o serviço.
As empresas interessadas — como academias, escolas e concessionárias de energia — deverão contratar a funcionalidade junto aos seus bancos. As instituições financeiras, por sua vez, têm até 1º de janeiro de 2026 para se adequar ao novo sistema.
O Banco Central destaca que o Pix Automático deve ampliar a concorrência no setor, reduzir custos operacionais, diminuir a inadimplência e trazer mais praticidade aos consumidores. Além disso, o modelo permite que usuários sem cartão de crédito ou que não utilizam boletos possam fazer pagamentos automáticos de forma segura e digital. Com informações: IstoÉDinheiro