| Hoje é Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025.

Hortifrutis doados pela Ceasa-MS alimentam famílias e viram adubo para hortas comunitárias


Fundo de Apoio à Comunidade distribui alimentos a famílias carentes e reaproveita resíduos para produção de adubo orgânico em Campo Grande
Hortifrutis doados pela Ceasa-MS são transformados em kits alimentares para famílias carentes e em adubo orgânico para hortas urbanas de Campo Grande (Foto: Divulgação) Por: Editorial | 15/10/2025 09:51

A Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) desempenha papel fundamental em uma rede solidária que alia sustentabilidade, educação e combate à fome em Campo Grande. Por meio do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), gerido pela Prefeitura, centenas de famílias de baixa renda recebem alimentos doados pelos permissionários da Ceasa-MS, enquanto os resíduos que não podem ser consumidos são transformados em adubo orgânico para hortas urbanas.

(Foto: Divulgação)

Diariamente, os servidores do FAC coletam frutas, verduras e legumes que, embora próprios para consumo, perderam valor comercial. Esses alimentos são selecionados, organizados em kits e distribuídos às famílias. Desde 2022, o FAC já entregou 73.116 kits a cerca de 45 mil famílias, incluindo itens como alface, cebolinha e couve, cultivados nas hortas da Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA) do FAC, no Jardim TV Morena.

Além da doação direta, parte dos alimentos é utilizada em oficinas e dias de campo para ensinar receitas com ingredientes não convencionais, como brigadeiro feito com casca de banana e doce de casca de melancia, promovendo educação alimentar e combate ao desperdício.

Os alimentos que não podem ser reaproveitados passam por compostagem na UTA. Misturados a folhas secas, aparas de grama, serragem e galhos coletados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os resíduos orgânicos são transformados por fungos, vermes e bactérias em adubo rico em nutrientes. O material é utilizado nas hortas do FAC e distribuído para famílias e hortas urbanas. Nos últimos três anos, foram produzidas aproximadamente 365 toneladas de adubo orgânico a partir dos resíduos da Ceasa-MS.

Além de auxiliar famílias, a iniciativa também promove educação ambiental nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), mostrando aos alunos a importância do reaproveitamento de alimentos e da sustentabilidade.

Recentemente, representantes da Ceasa-MS e do FAC discutiram maneiras de fortalecer a parceria, incluindo o aumento do volume de resíduos destinados à compostagem, o que permitirá ampliar a capacidade produtiva das hortas e o número de doações.

(Foto: Divulgação)

Segundo Rodrigo de Oliveira Xavier, analista administrativo da Ceasa-MS, “parcerias como esta com o FAC trazem benefícios para centenas de famílias em situação de vulnerabilidade. Queremos que a Ceasa-MS se torne referência em sustentabilidade e segurança alimentar para toda a população”. Com informações: Agencia de notícias MS




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: