|
Hoje é Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025.
A análise de sigilos bancários e outras evidências revelou movimentações financeiras superiores a R$ 50 milhões (Foto: Divulgação/PCMS)
Por: Editorial | 23/10/2025 14:00
A Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (23), um mandado de busca e apreensão em Dourados, como parte da Operação Blackout IV, deflagrada em vários estados do país para desarticular uma organização criminosa especializada no desvio de cargas de módulos fotovoltaicos.
Ao todo, 34 mandados de busca e apreensão foram executados em 12 municípios brasileiros, envolvendo diferentes unidades das Polícias Civis e órgãos de investigação.
As investigações tiveram início em 2022, e fases anteriores da operação já haviam resultado na prisão de motoristas e líderes da quadrilha. Segundo a Polícia Civil, a análise de sigilos bancários e outras provas revelou movimentações financeiras superiores a R$ 50 milhões, com pagamentos a motoristas responsáveis pelos desvios, servidores públicos que colaboravam com o grupo e empresas e pessoas físicas que receptavam os produtos.
A Operação Blackout IV é coordenada pela Delegacia de Investigação de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santa Catarina e contou com o apoio de unidades da Polícia Civil de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Pará, além do Gaeco de Uberaba (MG) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP).
De acordo com as autoridades, os materiais apreendidos nesta fase da operação vão subsidiar os inquéritos em andamento e permitir a responsabilização criminal dos envolvidos no esquema. Com informações: Dourados News
