|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
Lula e o vice-primeiro-ministro da China, Ding Xuexiang, durante audiência no Palácio do Planalto: ampliação da cooperação bilateral e apoio chinês à presidência brasileira da COP30 (Foto: Ricardo Stuckert/PR).
Por: Editorial | 06/11/2025 09:13
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta quarta-feira (5), o vice-primeiro-ministro da China, Ding Xuexiang, no Palácio do Planalto, em audiência realizada no contexto da Cúpula de Líderes da COP30, em Belém (PA).
Na condição de enviado especial do presidente Xi Jinping, Ding transmitiu o apoio do governo chinês à presidência brasileira da conferência climática e os votos de pleno sucesso para a Cúpula de Belém, que terá início nesta quinta-feira (6).
Durante o encontro, o dirigente chinês destacou o “excelente momento” das relações bilaterais entre os dois países, que alcançaram o status de Comunidade de Futuro Compartilhado por um Mundo mais Justo e um Planeta mais Sustentável. Ele também lembrou as visitas de Estado realizadas recentemente — a de Xi Jinping ao Brasil, em novembro de 2024, e a de Lula a Pequim, em maio deste ano.
Lula apresentou ao vice-primeiro-ministro as principais iniciativas do Brasil para a COP30, com destaque para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), voltado à remuneração de países que preservam suas florestas, e para o Compromisso de Belém, que pretende quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035.
Os dois líderes também discutiram formas de aprofundar a cooperação econômica e tecnológica entre Brasil e China. O diálogo incluiu projetos em áreas como infraestrutura, energias renováveis, inteligência artificial, semicondutores, satélites, cooperação financeira e saúde. Segundo o governo brasileiro, mais de 50 iniciativas conjuntas foram identificadas ao longo do último ano.
Lula e Ding ainda reafirmaram o interesse em fortalecer o diálogo da China com o Mercosul durante a presidência brasileira do bloco, além de concordarem sobre a importância da realização, no próximo ano, da 8ª Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), no Brasil — encontro que deve consolidar novos avanços na parceria bilateral. Com informações: Agência GOV
