| Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.

Portal do Sebrae de Bioeconomia revela potencial do empreendedorismo da floresta


Plataforma digital lançada durante expedição no Baixo Amazonas reúne dados, iniciativas e oportunidades para impulsionar negócios sustentáveis na Amazônia.
Visita à Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona), uma das experiências apoiadas pelo Sebrae no Baixo Amazonas (Foto: Divulgação) Por: Editorial | 08/11/2025 09:36

O Sebrae lançou nesta sexta-feira (7) o Portal da Bioeconomia, uma plataforma digital que reúne informações e dados sobre o ecossistema empreendedor da Amazônia. O lançamento ocorreu durante uma expedição da instituição na região do Baixo Amazonas (PA), onde o Sebrae desenvolve um projeto piloto de bioeconomia voltado a promover desenvolvimento sustentável e inovação.

(Fotos: Fabrício Souza)

O novo portal funciona como um repositório digital interativo, reunindo relatórios técnicos, diagnósticos e mapeamentos sobre os potenciais produtivos e econômicos dos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. A plataforma apresenta ainda um panorama detalhado de mais de 20 empreendimentos locais, que vão desde o artesanato e a movelaria até startups de biotecnologia, neurociência e cosméticos naturais.

“As pessoas que acessarem a plataforma poderão conhecer um pouco de cada comunidade e de cada empreendimento. O que há de artesanato, móveis em madeira, agricultura regenerativa – tudo foi obtido em fóruns e diagnósticos locais”, explicou Newman Costa, coordenadora de diferenciação para mercados do Sebrae Nacional.

Cooperativismo e energia renovável

Durante a expedição, a equipe visitou a Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona), um dos exemplos de manejo florestal comunitário mais reconhecidos do país. A cooperativa recebe apoio do Sebrae com capacitações, consultorias e parcerias estratégicas, fortalecendo sua atuação em produtos com identidade amazônica.

(Foto:Cooperativa Mista da Flona Tapajós)

Segundo Eduardo Schiavini, gestor da Floresta Nacional do Tapajós (ICMBio), o modelo comunitário adotado pela Coomflona é um exemplo de como o manejo sustentável pode gerar renda e inclusão social.

“Os recursos naturais pertencem a todos. O faturamento da movelaria é repartido com as comunidades. Todos ganham quando o projeto é incentivado”, afirmou.

A cooperativa, que reúne 300 famílias em 21 comunidades, também avança em sustentabilidade energética. Um projeto de usina fotovoltaica está em desenvolvimento, com R$ 1 milhão em emenda parlamentar destinada pelo deputado Airton Faleiros (PT-PA). A iniciativa substituirá a geração atual, feita por combustão, garantindo mais eficiência e redução de impactos ambientais.

“A floresta não pode ser vista como uma área improdutiva. Ela produz muito mais do que oxigênio e água — aqui estão riquezas ainda não reveladas”, destacou o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, reforçando que o projeto busca unir inovação, economia e conservação ambiental.

O Sebrae e a COP30

O Sebrae também anunciou a criação do portal Sebrae COP30, que reúne conteúdos e oportunidades para micro e pequenas empresas interessadas em participar da agenda de sustentabilidade global. A plataforma oferece informações sobre negócios verdes, economia circular e inovação internacional, preparando os empreendedores brasileiros para o protagonismo na COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025.

Com as duas iniciativas — o Portal da Bioeconomia e o Sebrae COP30 —, a instituição reforça sua estratégia de conectar o empreendedorismo à floresta, promovendo geração de renda e preservação ambiental como pilares do desenvolvimento amazônico. Com informações: Agência Sebrae




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: