|
Hoje é Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025.
Foto: Sebastião José de Araújo/Embrapa Arroz e Feijão
Por: Editorial | 17/07/2024 11:07
Na última semana, as negociações de arroz em casca no mercado spot nacional enfrentaram um cenário desafiador, marcado por uma tensão entre vendedores e compradores. De acordo com análises do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os orizicultores têm dado preferência às vendas no porto de Rio Grande, onde as oportunidades para exportação se mostram mais atrativas, mesmo diante da recente queda do dólar. No mercado interno, as transações foram pontuais, realizadas conforme os compromissos financeiros dos vendedores, que aguardam por uma possível valorização do produto.
Do lado das unidades de beneficiamento, conforme apontam os pesquisadores do Cepea, houve uma manutenção dos preços de compra. Apenas os compradores com necessidade urgente de reposição de estoques mostraram disposição para oferecer valores ligeiramente superiores. No geral, a dificuldade na comercialização do produto beneficiado, influenciada pelas estratégias de varejistas e atacadistas, levou os agentes do mercado a adiar novas aquisições.
O panorama atual evidencia um mercado de arroz em casca nacional caracterizado por uma dinâmica de negociações cautelosas e estratégicas, moldadas pelas condições econômicas internas e externas.
Este é um resumo das informações baseadas nas análises do Cepea sobre o mercado de arroz em casca na última semana.(Informações Canal Rural)
