|
Hoje é Sábado, 25 de Outubro de 2025.
Brasileiras serão maioria nas Olimpíadas pela primeira vez na história | Reprodução/Instagram
Por: Editorial | 18/07/2024 16:27
Os Jogos Olímpicos de Paris ainda não começaram, mas já são históricos para o Brasil: pela primeira vez, a delegação brasileira será composta em sua maioria por mulheres. Apesar de a competição estar próxima da paridade de gênero, ainda não atingirá a meta estabelecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de 50% de homens e 50% de mulheres entre os mais de 11 mil atletas.
Faltando menos de uma semana para a cerimônia de abertura, marcada para o dia 26, foram registrados 5.700 homens e 5.503 mulheres, representando cerca de 49% dos competidores – um recorde para a competição.
No Brasil, as mulheres constituem 55% dos atletas da delegação, com 155 brasileiras inscritas. Em comparação, nas Olimpíadas de Tóquio, há três anos, a participação feminina na equipe brasileira era de 47%.
Este marco na busca pela paridade de gênero nas Olimpíadas ocorre na mesma cidade onde, mais de 100 anos atrás, as mulheres estrearam nos Jogos Olímpicos modernos, sublinhando o progresso contínuo na igualdade de gênero no esporte.
