| Hoje é Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024.

Oferta cresce acima do esperado e limita valorização do leite no país


Foto: Epamig / Divulgação Por: Editorial | 31/07/2024 10:04

O aumento inesperado na oferta nacional de leite impediu uma valorização mais significativa do preço médio pago aos produtores em julho, referente ao leite captado em junho. Segundo levantamento do Cepea, o valor médio registrado foi de R$ 2,7524 por litro, com um avanço de 1,3% em relação ao mês anterior e de 3,15% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O boletim do Centro de Estudos ressalta que, de janeiro a junho deste ano, o preço pago ao produtor de leite acumulou um aumento real de 32,1%. No entanto, ainda está 14,3% abaixo da média do primeiro semestre do ano passado. “Apesar do atraso da safra no Sul e das condições de seca no Sudeste e no Centro-Oeste, a produção de leite tem se recuperado, impulsionada pelos investimentos dos produtores na nutrição do rebanho, estimulados pelo aumento da margem nos últimos meses”, destaca o relatório do Cepea.

Além do aumento na produção nacional, as importações de lácteos também cresceram em junho, com um aumento de 22% em relação a maio, totalizando 182 milhões de litros em equivalente leite. No entanto, comparado ao mesmo período do ano passado, o volume de importações é 14% menor.

O Cepea observa que, apesar da tendência sazonal de alta dos preços até agosto, o comportamento do mercado este ano é considerado atípico. “Com o cenário atual, a expectativa é que o terceiro trimestre seja caracterizado por um recuo nas cotações do leite cru”, conclui o boletim. (Informações Globo Rural)




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: