Uma nova frente fria deve atingir o Mato Grosso do Sul e outras regiões do Centro-Oeste a partir desta sexta-feira (13), trazendo um alívio temporário para as altas temperaturas que têm afetado o estado nas últimas semanas. Apesar da chegada do sistema, o calor extremo provocado pelo bloqueio atmosférico continuará a impactar grande parte do Brasil.
De acordo com a previsão do Climatempo, o sul do Mato Grosso do Sul será uma das áreas mais beneficiadas pela queda nas temperaturas, com o efeito sendo sentido de maneira mais intensa no final de semana. Entretanto, essa mudança será passageira, e o calor deve retornar em breve.
O sistema frontal também deverá trazer chuvas para o Mato Grosso do Sul, contribuindo para a melhoria do tempo seco que vem predominando na região. No entanto, a chuva pode ser acompanhada por fuligem das queimadas que assolam o Centro e Norte do país, o que poderá resultar em uma redução na qualidade do ar.
Chuva preta pode ocorrer no estado
Com o avanço da frente fria e a combinação com a fumaça das queimadas, há a possibilidade de ocorrência da chamada "chuva preta" no Mato Grosso do Sul. Esse fenômeno, caracterizado pela precipitação carregada de partículas escuras de fuligem, pode ser observado caso a fumaça se misture às gotas de chuva. O evento, mais comum nas regiões Sul e Sudeste, pode se manifestar também no Centro-Oeste nos próximos dias.
Além de aliviar temporariamente o calor, o sistema pode redirecionar parte da fumaça que tem se concentrado no Sul do Brasil para o Mato Grosso do Sul, o que pode agravar ainda mais a poluição do ar local.
Ainda que as chuvas tragam certo alívio, as queimadas e o bloqueio atmosférico permanecem ativos, o que indica que a melhoria nas condições climáticas e na qualidade do ar ainda será lenta e gradual no estado.