| Hoje é Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024.

Lula quer levar pautas do Brasil na presidência do G20 para a ONU, na Cúpula do Futuro


Reprodução/SBT News Por: Editorial | 12/09/2024 15:17

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, nesta quinta-feira (12), o compromisso do Brasil em defender suas prioridades durante a presidência do G20, levando essas diretrizes à Cúpula do Futuro das Nações Unidas (ONU), que será realizada entre os dias 20 e 23 de setembro, em Nova Iorque.

Em um breve discurso gravado para o evento, Lula destacou que o Brasil pretende contribuir para a reforma de organismos internacionais na próxima reunião da ONU. Ele enfatizou a necessidade de atualização dos acordos firmados após a Segunda Guerra Mundial, que moldaram o cenário global atual.

“Assim como uma criança que cresce e amadurece, as roupas que vestem em 1945 já não nos servem mais”, afirmou Lula, ao defender a modernização da governança global. "Há mais de 20 anos, discutimos essa reforma, e agora é o momento de agir. O Brasil está liderando esse movimento no G20, mas o debate também deve ser aprofundado na ONU, o fórum mais inclusivo de todos."

O presidente destacou a importância de ampliar a composição do Conselho de Segurança da ONU, tanto em membros permanentes quanto não permanentes, como parte das reformas permitidas.

Lula também abordou questões econômicas e climáticas, ressaltando que o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável exige que o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) respondam melhor às demandas dos países do Sul Global. Para isso, ele defendeu uma maior participação dessas nações nas decisões desses organismos.

Segundo Lula, o combate às mudanças climáticas está diretamente ligado a essa representatividade ampliada, sugerindo ainda a criação de uma autoridade ambiental internacional. Ele anunciou que a “Aliança Global contra a Fome”, que será lançada pelo Brasil no G20, será aberta a todos os países da ONU.

“O enfrentamento da mudança climática requer organismos com autoridade para implementar os compromissos reforçados. E a aliança global contra a fome, que vamos lançar no G20, será aberta a todos os países da ONU”, concluiu Lula.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: