| Hoje é Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024.

Atletas paralímpicos de MS são homenageados por conquistas nos Jogos de Paris


Fotos: Saul Schramm Por: Editorial | 17/09/2024 14:51

Com o lema "Incentivo e reconhecimento", o Governo de Mato Grosso do Sul realizou uma cerimônia de homenagem aos atletas paralímpicos do Estado que brilharam nos Jogos de Paris. O evento, conduzido pelo governador Eduardo Riedel, foi marcado pela reafirmação do apoio do governo aos esportistas, destacando o orgulho que eles trazem para o povo sul-mato-grossense.

Medalhistas nas Paralimpíadas de Paris 2024 Foto Saul Schramm

Os atletas de Mato Grosso do Sul conquistaram cinco medalhas, contribuindo para colocar o Brasil entre as cinco maiores potências mundiais nos Jogos Paralímpicos. O Governo do Estado apoiou os paratletas por meio dos programas Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico, que proporcionam suporte para a preparação e treinamentos.

Medalhistas nas Paralimpíadas de Paris 2024 Foto Saul Schramm

Entre os homenageados estavam os campeões paralímpicos Yeltsin Jacques (atletismo) e Fernando Rufino (canoagem), além de Kelly Kethyllin Victório (judô), que ficou em quarto lugar na sua categoria. Anne Talitha Silva, auxiliar-técnica de judô, e Guilherme Ademilson dos Anjos, guia de Yeltsin, também foram reconhecidos durante a cerimônia.

Medalhistas nas Paralimpíadas de Paris 2024 Foto Saul Schramm

Cada atleta recebeu um autorretrato personalizado, retratando sua participação nos Jogos de Paris. Para os deficientes visuais, as peças foram feitas em alto-relevo. Em um gesto inclusivo, antes de iniciar seu discurso, o governador Riedel fez questão de realizar sua autodescrição e a de todas as autoridades presentes no evento.

Medalhistas nas Paralimpíadas de Paris 2024 Foto Saul Schramm

“É um orgulho imenso. Imagino a emoção de ganhar uma medalha olímpica e ver a bandeira do Brasil sendo erguida, com o Mato Grosso do Sul representado. O maior legado que esses atletas nos deixam é a inspiração para uma nova geração, mostrando que com esforço e dedicação é possível alcançar grandes feitos”, destacou o governador. Ele também frisou que os resultados expressivos dos atletas aumentam a responsabilidade do Estado em continuar oferecendo políticas públicas de apoio ao esporte, especialmente ao paradesporto.

O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressaltou o compromisso do governo com o paradesporto. "É uma honra fazer parte deste ato. Todos sabemos o quanto os atletas lutaram para chegar até aqui e conquistar seus objetivos com muito talento e dedicação. É motivo de orgulho para todos nós", afirmou emocionado.

Entre os destaques do evento, Yeltsin Jacques celebrou suas duas medalhas em Paris – ouro nos 1500 metros e bronze nos 5000 metros, na classe T11 –, além de se tornar bicampeão paralímpico nos 1500 metros, quebrando o recorde mundial que ele mesmo havia estabelecido em Tóquio-2020. “Essas conquistas são fruto de um trabalho de longo prazo. O apoio do Governo, com o Bolsa-Atleta desde 2015, foi fundamental. Agora é continuar crescendo e quebrar mais recordes em Los Angeles”, disse Yeltsin.

Fernando Rufino, conhecido como "Cowboy de Aço", também foi homenageado por sua segunda medalha de ouro na paracanoagem, conquistada nos 200 metros da classe VL2 em Paris, onde também bateu o recorde de sua modalidade. "Cada campeonato é único, e Paris foi ainda mais disputado. O apoio do Governo desde Tóquio é essencial. Agora já estamos pensando em Los Angeles. A preparação faz toda a diferença", afirmou Rufino.

Medalhistas nas Paralimpíadas de Paris 2024 Foto Saul Schramm

De olho no futuro, cinco atletas de atletismo e judô, que participaram das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul, compareceram ao evento, onde puderam conhecer seus ídolos e se inspirar em suas trajetórias.

Atletas como Débora Benevides (5º lugar na canoagem), Paulo Henrique dos Reis (bronze no atletismo), Gabriela Mendonça (6º lugar no atletismo) e Érika Cheres Zoaga (prata no judô) não puderam participar da cerimônia, mas serão homenageados em outra ocasião.

Medalhistas nas Paralimpíadas de Paris 2024 Foto Saul Schramm

O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades, incluindo os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Viviane Luiza (Cidadania), o deputado estadual Paulo Corrêa, a primeira-dama Mônica Riedel e a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: