| Hoje é Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024.

STF nega ‘liberação’ ao Twitter e investiga falha


Reprodução/Ofuxico Por: Editorial | 18/09/2024 16:54

Na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro, alguns usuários conseguiram acessar a rede social X, apesar do bloqueio imposto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde o final de agosto. O Supremo Tribunal Federal (STF) está investigando as causas dessa falha na restrição.

A suspensão da plataforma foi ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes em 31 de agosto, com o objetivo de impedir o acesso de brasileiros ao X. A decisão também prevê multas para aqueles que tentarem acessar o serviço por meio de "subterfúgios tecnológicos", como VPN. No entanto, desde cedo, diversos usuários relataram que conseguiram acessar a rede social sem o uso de VPN, principalmente por meio de dados móveis e do aplicativo. Curiosamente, a plataforma continuou a enviar notificações durante o período de bloqueio.

O STF levantou a suspeita de que a liberação pode ser resultado de uma "instabilidade no bloqueio de algumas redes". A Anatel, que é responsável pela execução da medida, já foi acionada e está investigando os motivos por trás dessa falha.

De acordo com a Anatel, uma verificação está em andamento para entender como os usuários conseguiram acessar o X sem utilizar ferramentas que burlam o bloqueio. A expectativa é que o sistema de restrição seja restabelecido em breve.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: