O inverno de 2024, marcado por temperaturas altas e tempo seco em grande parte do Brasil, está se despedindo. A partir das 9h44 deste domingo (22), a primavera tem início, trazendo a promessa de uma transição gradual entre o período seco e o úmido. A nova estação deve trazer o aumento das chuvas e algumas frentes frias, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
Com temperaturas mais elevadas que o habitual e a ausência de dias gelados, muitos brasileiros sentiram que o inverno deste ano se assemelhou mais ao verão. A seca, típica da estação, foi notável, mas a falta de frio surpreendeu. Agora, as atenções se voltam para as mudanças climáticas que a primavera deve trazer.
Segundo meteorologistas, o retorno das chuvas é esperado principalmente no Centro-Oeste e Norte, impulsionado pela chegada do fenômeno La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico. "Logo no início da estação já teremos o retorno das chuvas em áreas como Rondônia e o Pantanal", explica o meteorologista Vitor Takao.
Ainda assim, a primavera de 2024 também será marcada por algumas ondas de frio tardias no Sul do país, com quedas de temperatura esperadas em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e até em São Paulo e Rio de Janeiro. "Essas frentes frias avançam trazendo massas de ar polar, provocando friagem em várias regiões", complementa Takao.
De maneira geral, os meteorologistas afirmam que a estação terá "cara de primavera", com uma mistura de calor, chuvas e algumas frentes frias. Para o setor de comércio de flores, que floresce nesta época do ano, as expectativas são otimistas.