Nesta quarta-feira (2), a cidade de Naviraí, localizada no sul de Mato Grosso do Sul, está sob uma densa camada de fumaça, que tem comprometido a qualidade do ar e causado desconforto à população. Com os termômetros marcando 37°C e uma sensação térmica de 38°C, os moradores estão enfrentando um clima abafado e seco, o que tem agravado a situação. A umidade relativa do ar está em apenas 31%, intensificando o desconforto e elevando o risco de problemas respiratórios.
A origem da fumaça, de acordo com o Corpo de Bombeiros, pode estar associada a queimadas em regiões distantes, já que até o momento não foram registrados chamados na área urbana de Naviraí. Contudo, o vento, que atinge 23 km/h, tem espalhado as partículas pelo ar, dificultando a dispersão dos poluentes e intensificando a sensação de calor.
A previsão de chuva para o dia é mínima, com apenas 10% de chance de precipitação, o que indica que o cenário de seca e calor extremo deve se manter nos próximos dias. As autoridades locais estão em alerta e recomendam que a população redobre os cuidados, principalmente com a hidratação. Além disso, o clima seco pode favorecer o surgimento de problemas de saúde, como irritação nos olhos, garganta e pele, além de agravar quadros de doenças respiratórias já existentes.