Com um cenário de negócios favorável e crescente confiança dos investidores, Mato Grosso do Sul mantém um ritmo positivo para a abertura de novas empresas. Esse ambiente próspero foi celebrado na abertura do 2º Empreendefest, o Festival de Empreendedorismo do Sebrae, que destaca a importância dos pequenos negócios no desenvolvimento econômico do Estado. O governador Eduardo Riedel, acompanhado do secretário Rodrigo Perez (Governo), participou da cerimônia de abertura na noite desta quarta-feira (2), em Campo Grande.
"Este evento reflete o momento que estamos vivendo no Estado. Crescemos 6,5% no ano passado, um dos maiores índices do Brasil. E o segredo desse crescimento não está apenas nos grandes empreendimentos, mas na força dos pequenos negócios, nos empreendedores que fazem a economia girar diariamente com um, dois, três funcionários. O crescimento dos grandes negócios impulsiona, mas é o empreendedorismo, seja no digital, na moda, na cultura ou no esporte, que faz as coisas acontecerem", destacou o governador.
Neste primeiro dia do festival, o evento atraiu 20 mil inscritos, mais que o dobro das 7,5 mil registradas na edição anterior. "Estamos aqui para comemorar. No dia 5 de outubro celebramos o Dia da Pequena Empresa, um reconhecimento ao empresário presente em todos os municípios do nosso Estado, que sonha, acredita e faz a diferença", afirmou Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae-MS.
O evento gratuito, que continua até esta quinta-feira (3) no Shopping Bosque dos Ipês, promete oferecer aos participantes uma imersão em empreendedorismo com dicas valiosas. Com uma programação repleta de palestras, painéis e expositores que valorizam a cultura regional, o Empreendefest proporciona também oportunidades de networking, essencial para os negócios.
"Queremos que todos aproveitem esses dois dias de festival, compartilhem ideias, busquem inspiração e colaborem para que o Mato Grosso do Sul continue evoluindo", destacou Maurício Saito, vice-presidente do Sistema Famasul e conselheiro do Sebrae-MS.
O Empreendefest celebra o papel central dos pequenos negócios no crescimento econômico do Estado, reforçando a importância do empreendedorismo em diversas áreas, como tecnologia, gastronomia, moda e cultura.