As Forças de Defesa de Israel (IDF) emitiram um alerta na madrugada desta quarta-feira (16), recomendando que moradores deixem o sul de Beirute, no Líbano. O aviso abrange alguns prédios na região suburbana, onde os militares planejam realizar uma operação contra alvos do Hezbollah.
“Para sua segurança e a segurança de seus familiares, você deve evacuar este prédio e os edifícios vizinhos imediatamente e manter uma distância mínima de 500 metros”, declarou o porta-voz militar israelense, Avichai Adrei.
O sul do Líbano tem sido o principal foco das forças israelenses no combate ao Hezbollah. Nas últimas 24 horas, os militares reportaram ataques a 140 “alvos terroristas”, incluindo depósitos de armas, lançadores direcionados a Israel e edifícios militares. Vários militantes do grupo foram mortos.
Em resposta, o Hezbollah disparou cerca de 50 projéteis contra Israel, além de dois drones. A maioria dos equipamentos foi interceptada pelos sistemas de defesa israelense, com alguns atingindo áreas desertas, sem relatos de vítimas.
A escalada dos combates entre Israel e Hezbollah tem gerado preocupações na comunidade internacional, que teme uma possível guerra regional no Oriente Médio, especialmente em meio ao conflito em Gaza, onde Israel busca neutralizar o grupo extremista Hamas, aliado do Hezbollah.