Durante a visita do Rei Charles III à Austrália nesta segunda-feira (21), a senadora aborígene Lidia Thorpe interrompeu seu discurso, criticando a monarquia britânica por seu papel no passado colonial do país. Thorpe acusou a monarquia de genocídio contra os povos indígenas e de destruição de suas terras.
"Você não é nosso rei! Vocês cometeram genocídio contra nosso povo, destruíram nossas terras. Devolvam o que vocês roubaram!", gritou Thorpe, apontando para o monarca.
Além disso, a senadora exigiu a assinatura de um tratado entre o governo australiano e os povos indígenas, uma demanda que nunca foi atendida desde a colonização britânica. “Vocês destruíram nossa terra. Queremos um tratado”, afirmou.
Enquanto Thorpe era retirada por seguranças, o Rei Charles III e a rainha consorte Camilla permaneceram em silêncio. Lidia Thorpe é conhecida por suas manifestações públicas contra a monarquia e, em sua posse no Senado em 2022, tentou substituir o juramento à rainha Elizabeth II por "Sua Majestade colonizadora". Ela também participou de protestos em eventos públicos, como a Parada do Orgulho Gay e Lésbico de Sydney.
Esta visita marca a primeira do rei Charles III à Austrália desde que ele ascendeu ao trono em 2022. A monarquia britânica permanece um tema controverso no país, com debates sobre a possibilidade de um novo referendo sobre a transição para uma república, embora o governo atual não preveja essa questão durante seu mandato.