A morte de Liam Payne, ex-integrante da banda One Direction, chocou o público mundial na quarta-feira, 16 de outubro. O cantor, de 31 anos, foi encontrado morto no hotel Casa Sur, localizado no bairro de Palermo, em Buenos Aires, Argentina. De acordo com o jornal La Nación, Payne teria caído do terceiro andar do edifício, o que resultou no seu falecimento.
Exames toxicológicos preliminares revelaram que Payne havia consumido diversas drogas antes do acidente. Fontes confirmaram à ABC News a presença de substâncias como cocaína, benzodiazepina, crack e “cocaína rosa” em seu organismo. Embora o nome sugira uma relação com a cocaína, a “cocaína rosa” é, na verdade, uma combinação de drogas sintéticas como metanfetamina, ketamina e ecstasy. Conhecida também como “tuci”, a droga surgiu nos anos 1970 com a substância 2C-B, que provoca efeitos semelhantes aos do LSD e ecstasy. Nos últimos anos, seu consumo tem crescido em festas e boates, especialmente na América Latina, conforme relatado pelo O Globo.
No quarto onde Payne estava hospedado, as autoridades encontraram um cachimbo de alumínio improvisado, e o ambiente estava completamente destruído. As investigações apontam que dois funcionários do hotel podem ter fornecido drogas ao cantor. Segundo a revista People, os entorpecentes foram entregues em uma caixa de sabonete, encontrada no local. A polícia está focada em identificar os responsáveis pela distribuição das substâncias.
Uma faxineira do hotel está entre os principais suspeitos. As investigações iniciais sugerem que Payne recebeu as drogas um dia após conseguir aprovação no processo de visto no consulado dos Estados Unidos. “Há evidências que indicam que um funcionário do hotel forneceu as drogas a Payne. Uma acusação por tráfico pode ser feita em breve”, revelou uma fonte à People.
As autoridades argentinas aguardam os resultados finais da autópsia para liberar o corpo de Payne à família, informou o canal CNN. A expectativa é que esses resultados sejam divulgados na próxima semana, embora exista a possibilidade de serem concluídos ainda neste fim de semana.