Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (25) pelo The New York Times e Siena College revela que Kamala Harris e Donald Trump estão empatados na votação popular, com 48% para cada um. Segundo o jornal, o eleitorado parece estar mais dividido do que nunca.
O New York Times alertou que esse empate pode representar um desafio para a candidata democrata, considerando que, em eleições passadas, os democratas costumavam ter vantagem no voto popular, mesmo quando perdiam o Colégio Eleitoral e a presidência.
Realizada entre 20 e 23 de outubro, a pesquisa entrevistou 2.516 eleitores em todo o país, com uma margem de erro de aproximadamente 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi feita a menos de duas semanas da eleição presidencial marcada para 5 de novembro. Entre os 15% de eleitores que se consideram indecisos, Harris mostra uma leve vantagem, com 42% contra 32% de Trump. Duas semanas atrás, Trump tinha uma pequena liderança nesse grupo, com 36% a 35%.
Além disso, a pesquisa indica que, entre os 9% dos americanos que já votaram, 59% escolheram Harris, enquanto 40% optaram por Trump. Isso é consistente com a tendência histórica dos democratas de liderar na votação antecipada e pelo correio, embora haja indícios de que os republicanos estão votando antecipadamente em maior número do que em 2020.