Mais de 3 mil estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul estão tendo a oportunidade de vivenciar a Indústria 4.0 por meio de uma iniciativa do Senai. A Carreta da Indústria 4.0, unidade móvel equipada com tecnologias de ponta, está percorrendo mais de 30 escolas em 12 municípios do estado, oferecendo aos alunos contato direto com robôs avançados, modernas plantas industriais e óculos de realidade virtual.
Segundo o diretor técnico do Senai, Renato Tavares, a experiência busca proporcionar aos estudantes acesso a inovações tecnológicas que muitas vezes não estão presentes nas escolas. “Nosso objetivo é oferecer um primeiro contato para despertar o interesse dos alunos e incentivar a busca por mais conhecimento e carreiras nas áreas tecnológicas”, destacou.
Entre o final de setembro e o início de dezembro, a carreta visita cidades como Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Aral Moreira, Sonora, Rio Verde, Chapadão do Sul, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Bataguassu e Corumbá. Durante as visitas, os alunos terão acesso a tecnologias como projeção holográfica 3D, robôs quadrúpedes, simuladores de indústria 4.0, e dispositivos de realidade virtual e mista. O robô Cruzr, apelidado de Senia, será o guia das demonstrações, que também incluem plantas de energia renovável, voltadas a sistemas fotovoltaicos e eólicos.