Em alusão ao Outubro Rosa, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, promoveu a doação de kits de beleza e higiene para mulheres em tratamento de câncer. A iniciativa, batizada de “Se Toca, Empreendedora”, conta com o apoio das entidades Empreendedoras do Agora e Rede de Negócios Árvore da Vida e teve a adesão de servidores e parlamentares, com doações realizadas em mais de 12 pontos de coleta pela capital.
A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo, reforçou a importância do gesto. “Eu já enfrentei o câncer, já fiquei carequinha, e sei o quanto é importante o cuidado com nossa aparência e autoestima. Usava esses itens para me sentir bem e mostrar que estava enfrentando a doença de cabeça erguida. Isso é um ato de amor e apoio a essas mulheres. Agradeço a todos os que contribuíram e reforço o alerta: façam seus exames”, declarou a parlamentar.
Equipe do deputado Hashioka mobiliza doações expressivas
O deputado Roberto Hashioka (União) e sua equipe foram responsáveis pela doação de mais de 350 kits. Hashioka destacou a importância da ação e a união de seus colaboradores. “A equipe sempre se mobiliza em ações solidárias, e com essa contribuição, queremos fortalecer a saúde e autoestima das mulheres, além de incentivar a prevenção. Sabemos que a mulher, mesmo em momentos difíceis, preserva sua vaidade e força, e ajudar nesse processo é uma grande satisfação”, afirmou o parlamentar.
Contribuições da presidência da ALEMS e apoio familiar
A esposa do presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), a advogada Katia Claro, também participou da campanha e ressaltou o impacto positivo das doações. “Sabemos o quanto a autoestima elevada contribui no enfrentamento do câncer. Essas doações, somadas às de outras entidades, ajudam a amenizar a condição de muitas mulheres, e é isso que queremos – que todas se recuperem”, disse Katia. O presidente Gerson Claro acrescentou: “A ALEMS abraçou esta causa”.
A força da campanha na prevenção e apoio emocional
Representando a Rede de Negócios Árvore da Vida, Cláudia Costa expressou gratidão pelas doações e frisou o papel essencial da campanha na promoção da saúde e qualidade de vida das mulheres. “O câncer não impede que a mulher continue sendo mulher. Esta campanha reforça o autocuidado e o exame preventivo. Muitas vezes, o câncer é visto como um fim pela família, mas a campanha comunica esperança e a importância da prevenção e do tratamento”, destacou.
Dados do Inca reforçam a urgência da prevenção
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil, excetuando-se tumores de pele não melanoma. Entre 2023 e 2025, estima-se que o país registre 73.610 novos casos de câncer de mama por ano, com uma taxa de incidência de 41,89 casos a cada 100 mil mulheres. No Mato Grosso do Sul, o índice médio é de 910 novos casos anuais até 2025.