O Governo do Estado já liberou mais de R$ 2,3 milhões em emendas parlamentares do deputado Gerson Claro, beneficiando 27 municípios. As verbas contemplam escolas, entidades filantrópicas que atuam na educação especial, instituições de acolhimento para idosos, e programas de proteção a crianças e adolescentes. Além disso, parte dos recursos reforça o custeio das secretarias municipais de Saúde.
Na Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, a maior instituição de ensino de Aquidauana, 11 novos aparelhos de ar-condicionado foram instalados nas salas de aula, atendendo cerca de 38 alunos por turma. Com temperaturas que ultrapassam os 40 graus na cidade, a climatização das salas é essencial. “No período da tarde, com o sol refletindo nas janelas de concreto, um aparelho só não é suficiente para tornar o ambiente suportável,” explica a diretora Cristiane Niz Barcelos.
A Coronel José Alves Ribeiro é uma das sete escolas estaduais beneficiadas com as emendas do presidente da Assembleia Legislativa. Com 1.100 alunos matriculados do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a escola, construída nos anos 1970, oferece também cursos de nível médio, como o curso normal.
Em Nova Andradina, a Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida investiu em tecnologia com a aquisição de 11 Smart TVs de 65 polegadas, que serão utilizadas pelos professores como ferramentas pedagógicas. “As TVs reforçarão as aulas de tecnologia, trazendo uma nova dinâmica para as disciplinas,” afirma a diretora, Karina Fátima.
Já em Aparecida do Taboado, a Escola Estadual Georgina de Rocha foi contemplada com uma sala de tecnologia equipada com 13 novos computadores, substituindo os antigos, alguns com até 18 anos de uso. Com 28 turmas e atendendo do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a instituição também recebeu 10 novos aparelhos de ar-condicionado. “Esses equipamentos atendem demandas antigas. Os computadores antigos, com baixa memória e defasados, comprometiam atividades pedagógicas que exigiam acesso à internet,” explicou o diretor, Jadir Júnior.
As emendas de Gerson Claro também levaram melhorias a outras escolas, como José Bonifácio, em Bandeirantes; Coronel José Alves Ribeiro, em Rochedo; Gabriel Vandoni Barros, em Corumbá; e Teotônio Vilela, em Campo Grande, reforçando a infraestrutura e ampliando o acesso a tecnologias em várias regiões do Estado.