Nesta quarta-feira (30), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar 12/2024, que unifica as carreiras de Perito Oficial Forense e Perito Papiloscopista. A proposta, apresentada pelo Poder Executivo, é considerada um marco histórico pelo Sindicato dos Peritos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (Sinpap/MS), que celebrou a conquista como um importante avanço na valorização da categoria.
Durante a sessão, o deputado estadual Junior Mochi (MDB) elogiou a presidente do Sinpap/MS, Danielle Bueno, por seu discurso representativo e detalhado sobre as atribuições e competências da categoria. “Sua fala surpreendeu a todos pela clareza e pelo conhecimento das responsabilidades da categoria. Como ex-escrevente judicial, lembro bem do contato que tinha com os peritos papiloscopistas, e este é um passo fundamental para reconhecer direitos há muito tempo devidos. Esta Casa estará sempre à disposição de vocês”, afirmou o parlamentar.
Com a aprovação, o projeto segue para sanção do governador, consolidando um momento histórico para a perícia oficial em Mato Grosso do Sul e reforçando o reconhecimento ao trabalho essencial desempenhado por esses profissionais na segurança e justiça do estado.