A eleição para a presidência da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) contará com apenas uma chapa. O prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni (MDB), anunciou sua retirada da pré-candidatura, deixando o prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli (PSDB), como o único candidato. "Entendi a decisão do PSDB e retirei minha candidatura para evitar atritos internos, embora discorde da forma como essa decisão foi tomada. É importante lembrar que não foi apenas o PSDB que elegeu o governador", explicou Foroni.
Thalles Tomazelli foi escolhido como candidato após uma reunião com o presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja. Com 44 dos 79 prefeitos na base, o PSDB resolveu o conflito interno, permitindo a abertura de novas candidaturas para a reeleição daqui a dois anos. Com esse acordo, os prefeitos Marcelo Pé (Antônio João), Maycol (Paranaíba), Josmail (Bonito) e Lúcio Costa (Santa Rita do Pardo) também decidiram não concorrer.
Thalles Tomazelli e Sérgio de Paula agora buscam formar uma chapa com representantes de todas as regiões do Estado, contemplando também as 12 mulheres eleitas, o maior número da história da Assomasul. "Vamos considerar todos os fatores para compor nossa chapa e garantir a participação de todas as regiões e mulheres", afirmou Tomazelli, reeleito com 79,71% dos votos em Itaquiraí.