| Hoje é Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025.

Ministro da Educação Anuncia Investimentos e Destaca Impacto Positivo do Programa Pé de Meia em MS


(Foto: Osmar Veiga) Por: Editorial | 13/11/2024 16:43

O ministro da Educação, Camilo Santana, visitou o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) nesta quarta-feira (13) e anunciou investimentos de R$ 505 milhões para a região, por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Durante a visita, o ministro destacou os efeitos positivos do programa de incentivo educacional "Pé de Meia", que tem incentivado a procura dos estudantes por um futuro acadêmico.

Segundo Camilo Santana, a adesão dos estudantes ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) apresentou um aumento significativo de quase 50% desde o ano passado. “Em 2023, apenas 58% dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio se inscreveram no Enem. Em 2024, o número subiu para 94%. Isso é um reflexo do trabalho do secretário e do incentivo proporcionado pelo Pé de Meia aos jovens”, afirmou o ministro.

Ele também ressaltou que a evasão escolar está diretamente ligada a dificuldades financeiras, um dado que foi evidenciado pelo último Censo Educacional. “O Pé de Meia é essencial, pois o Censo mostrou que mais de 68 milhões de brasileiros não concluíram a educação básica, sendo a principal causa da evasão a necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família”, explicou.

Durante o evento, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), destacou a importância do programa para a rede estadual de ensino. "Quase metade dos alunos da nossa Rede Estadual de Ensino são beneficiários do Pé de Meia, o que representa um número significativo. Com a nossa alta taxa de empregabilidade, tenho certeza de que esses estudantes terão oportunidades de trabalho ao saírem da escola", afirmou Riedel.

Em Mato Grosso do Sul, dados do Ministério da Educação (MEC) indicam que, no primeiro dia de provas do Enem, 71,2% dos estudantes inscritos compareceram, e mais de 66% participaram também do segundo dia de avaliações. Em 2023, dos 47,4 mil inscritos no estado, 33,4 mil realizaram as provas no primeiro dia.

A visita do ministro e os investimentos anunciados reforçam o compromisso do governo federal com a educação e o apoio aos jovens estudantes do estado.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: