| Hoje é Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024.

Inep antecipou gabarito e caderno de questões do Enem 2024


(Foto: Juliano Almeida) Por: Editorial | 14/11/2024 11:27

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou de forma antecipada, nesta quinta-feira (14), o gabarito oficial e o caderno de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A divulgação, que estava prevista para o dia 20 de novembro, já pode ser consultada pelos participantes no site oficial do instituto. O material está disponível de acordo com a cor do caderno e o dia de aplicação da prova.

A publicação inclui as questões do último domingo (10), quando os candidatos realizaram as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. Vale destacar que uma questão da prova de Ciências da Natureza foi anulada (questão 124, no caderno verde), e, portanto, não será contabilizada. Para as demais cores de caderno, as questões anuladas são: caderno cinza (questão 100), caderno azul (questão 129) e caderno amarelo (questão 102).

No primeiro dia de provas, em 3 de novembro, os participantes responderam questões de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Em relação à abstenção, o Inep informou que no primeiro dia de aplicação o índice em Mato Grosso do Sul foi de 28,8%, com 14,7 mil inscritos ausentes. Já no segundo dia (10), a abstenção no estado foi de 33,4%, com 17,1 mil faltantes, números superiores à média nacional de 30,6%.

O estado de Mato Grosso do Sul registrou um aumento no número de inscritos para o Enem 2024. Ao todo, 51.199 pessoas se inscreveram, um acréscimo de 3.727 em comparação com 2023.

Reaplicação do Enem

Candidatos que não participaram da primeira etapa do exame, realizada no dia 3 de novembro, têm até amanhã para solicitar a reaplicação da prova. Para fazer a solicitação, os interessados devem acessar a "Página do Participante" no site do Inep e realizar uma nova inscrição.

A reaplicação é permitida para candidatos que não puderam comparecer à prova por motivos de saúde, como doenças infectocontagiosas, ou por questões logísticas, como falhas no local de aplicação da prova (falta de energia elétrica, enchentes, entre outros desastres naturais).

Quem foi diagnosticado com doenças como tuberculose, coqueluche, meningite, sarampo, covid-19, entre outras, também tem direito à reaplicação. Os candidatos devem anexar a justificativa de ausência, como atestados médicos ou exames, para que o pedido seja analisado. No caso de falhas logísticas, o Inep avaliará as circunstâncias do local de aplicação da prova.

Os resultados finais do Enem 2024 serão divulgados em janeiro de 2025.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: