O Governo de Mato Grosso do Sul participou do Fórum Empresarial Brasil-Indonésia, realizado neste domingo (17) no Rio de Janeiro, paralelamente ao G20. Durante o evento, foi firmada uma importante parceria com a Bracell, que anunciou um investimento de US$ 4 bilhões na construção de uma fábrica de celulose em Água Clara. A unidade terá capacidade para produzir 2,8 milhões de toneladas de celulose e gerará 10 mil empregos diretos na construção e 3 mil na operação.
O processo de licenciamento ambiental já foi iniciado, com previsão de conclusão do estudo até fevereiro de 2025. O governador Eduardo Riedel destacou que a reunião foi produtiva e reforçou o impacto positivo do investimento para a geração de empregos e o fortalecimento da economia local.
O evento no Copacabana Palace contou com a presença do CEO da Bracell, Anderson Tanoto, do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, e empresários dos dois países. Mato Grosso do Sul, conhecido como o "Vale da Celulose", já é responsável por 24% da produção nacional de celulose e abriga a segunda maior área de eucalipto plantado no Brasil.
A nova fábrica se junta a outras iniciativas no setor, consolidando o Estado como um polo de produção florestal. O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, destacou o ambiente favorável de negócios em MS, citando, entre outras iniciativas, o leilão das rodovias da Rota da Celulose programado para dezembro. (Informações Governo de MS)