| Hoje é Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024.

Fiscalização Ambiental Intensificada em Mato Grosso do Sul durante o Feriado da Proclamação da República


Divulgação/PMA Por: Editorial | 19/11/2024 11:14

Durante o feriado prolongado da Proclamação da República, as ações de fiscalização ambiental em Mato Grosso do Sul foram intensificadas, com a colaboração entre a Polícia Militar (PM), a Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). O objetivo foi proteger os recursos pesqueiros durante o período de defeso, quando a pesca é proibida para preservação das espécies.

Com o uso de tecnologias avançadas, como georreferenciamento via sistema SIGIA, drones equipados com câmeras termais e monitoramento por OVN (Observatório de Vigilância e Navegação), as equipes foram capazes de identificar pontos de difícil acesso, reforçando o combate às práticas ilegais. Barreiras foram montadas em rodovias e em pontos de comercialização de pescado, com ações educativas e repressivas.

Entre os locais fiscalizados, destacam-se as barreiras realizadas pela PMA e pelo Imasul na BR-262, próximo a Terenos, e no posto Taquarussu, em Aquidauana. A fiscalização também foi ampliada para o sul do estado, com ações na região do Porto Vilma e Ipezal, em Deodápolis.

Além da fiscalização, as ações tiveram caráter educativo, com orientações sobre as restrições ambientais, principalmente devido à aproximação das festas de fim de ano, que atraem um aumento no número de turistas ao Estado. Durante as operações, 628 pessoas foram abordadas, seis delas encaminhadas para a delegacia. Diversos materiais de pesca irregulares e até armas de fogo foram apreendidos.

Nos 249 pontos de fiscalização georreferenciados, as unidades da PMA apreenderam 48 molinetes, nove varas de pesca, 24 anzóis de galho, três tarrafas, cinco redes de pesca e cinco armas de fogo. Também foram fiscalizados 68 estabelecimentos comerciais e 27 pesqueiros e ranchos, resultando em multas no valor total de R$ 23.314, além da apreensão de 680,38 kg de pescado irregular. (Informações PMA)




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: