| Hoje é Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024.

Alunos da Escola Estadual Santiago Benites participam de encontro com o governador Eduardo Riedel sobre política e cidadania


Fotos: Álvaro Rezende Por: Editorial | 21/11/2024 10:28

Como parte do projeto pedagógico "Educação Política: O Preparo do Cidadão para o Pleno Exercício da Cidadania", alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santiago Benites, em Paranhos, participaram de um encontro com o governador Eduardo Riedel na tarde de terça-feira (19), em Campo Grande. O evento foi uma oportunidade para os estudantes entenderem a política de maneira mais profunda e prática.

Durante o encontro, o governador destacou a importância de enxergar a política como uma ferramenta para melhorar a sociedade. "Nós temos que olhar a política sob a perspectiva de que há um espaço para construir uma sociedade melhor. Vocês são alunos de uma escola estadual, quem financia vocês é o contribuinte, as pessoas que pagam seus impostos, não é o Governo. Foi a política que conseguiu trazer muitas coisas boas", afirmou Riedel.

O encontro contou também com a presença do secretário de Governo, Rodrigo Perez, e se estendeu até a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), onde os alunos assistiram a uma sessão parlamentar. A atividade fez parte de um projeto desenvolvido pela professora de Sociologia Adriana Bronzim, que explicou que a ideia surgiu a partir do currículo da disciplina para o terceiro trimestre.

"Trouxe muito a questão do que é Estado e do que é política. Pensando nisso, tive a ideia de trabalhar de uma forma diversificada e dinâmica, ampliando o conhecimento dos alunos sobre a política e mudando a forma como eles lidam com ela", explicou a professora.

Para os estudantes, a experiência contribuiu para uma compreensão mais prática da política. "Foi muito bom, porque explorou uma parte da política com a qual a gente não tem tanto contato. Muitas vezes, o que a gente sabe sobre política vem dos nossos pais ou da internet. Mas a política é um processo contínuo, no qual devemos participar ativamente como cidadãos", comentou a aluna Júlia Gabriella Brisqueleal, 17 anos.

Anny Karolainy de Oliveira, também de 17 anos e estudante do período noturno, enfatizou que a abordagem do conteúdo ajudou os alunos a entenderem melhor seus direitos e deveres como cidadãos. "Estudo à noite com pessoas que trabalham durante o dia, indígenas e produtores rurais, e muitos não conhecem seus direitos e poder como cidadãos. Nós, da turma, aprendemos muito sobre formas de governo, legislação e o verdadeiro significado da política", afirmou.

O diretor da escola, Hélio José dos Santos, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento da consciência cidadã dos alunos. "Este projeto será continuado no próximo ano, pois acreditamos que ele amplia o conhecimento dos alunos sobre sua atuação como cidadãos. A ideia é que, com isso, eles busquem seus direitos, se tornem protagonistas e compreendam que a política está presente em nossas vidas e na sociedade", destacou o diretor.

O projeto pedagógico seguirá no próximo ano letivo, com o objetivo de fortalecer ainda mais a relação dos estudantes com a política e incentivá-los a participar ativamente do processo democrático.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: