Dois pesquisadores de Mato Grosso do Sul foram contemplados com bolsas de estudos financiadas pelo Governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia). O programa, realizado em parceria com a organização internacional Nuffield, promoverá intercâmbio de conhecimento no setor agropecuário em diferentes países.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância da iniciativa, que internacionaliza o estado por meio de pesquisa e desenvolvimento. “É o Mato Grosso do Sul se conectando ao mundo através de boas parcerias”, afirmou.
Os bolsistas, vinculados à Famasul e à UFGD, terão dois anos para explorar práticas relacionadas aos seus temas de pesquisa e compartilhar os resultados no retorno. Segundo o secretário-executivo da Semadesc, Artur Falcette, os participantes assumem o compromisso de apresentar os impactos dos estudos, ampliando benefícios ao setor agropecuário.
A parceria foi reforçada durante a Conferência dos Novos Scholars, realizada em março deste ano no estado. O evento reuniu 120 especialistas de 15 países, promovendo trocas de experiências e destacando o desempenho econômico e sustentável de Mato Grosso do Sul.
O programa reforça o papel estratégico da agricultura no futuro sustentável e busca capacitar líderes do agronegócio com as melhores práticas globais.