Nesta quarta-feira (27), a região do Bairro Tijuca, em Campo Grande, foi palco de uma cerimônia histórica. A Academia de Bombeiros recebeu centenas de pessoas, entre familiares e amigos, para a formatura de 168 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, incluindo um número recorde de mulheres.
O governador Eduardo Riedel participou do evento e destacou a importância da nova turma para a corporação. “É a maior turma de soldados já formada pelo Corpo de Bombeiros no estado, um marco histórico com a maior presença feminina. Vocês estão prontos para enfrentar desafios e doar-se à sociedade, e a sociedade deposita grande esperança em cada um de vocês”, afirmou o governador. Ele também ressaltou a atuação fundamental do efetivo no combate a incêndios no Pantanal.
Diversidade e superação
Entre os formandos, 38 são mulheres, como a soldado Alana Lubas, oradora da turma. Em seu discurso, Alana falou sobre a superação durante os 10 meses de treinamento. Outro destaque foi o relato do secretário estadual de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, que compartilhou sua inspiração pessoal. Ele lembrou de um acidente que quase tirou sua vida e revelou como a ajuda de bombeiros foi decisiva. “Fazer pelos outros o que fizeram por mim é o maior legado que posso deixar”, disse emocionado.
Preparação intensiva
Os soldados iniciaram o curso de formação em 15 de janeiro, com carga de 1.899 horas-aula. Além do treinamento tradicional em combate a incêndios e resgate, este ano foram incluídas três novas disciplinas: Primeira Intervenção em Crises de Suicídio e Emergências Psiquiátricas, Operações Bombeiro Militar e Salvamento Veicular. Essa formação visa preparar os bombeiros para atender às demandas específicas do estado, incluindo as 11 bases operacionais no Pantanal.
Investimentos e reconhecimento
Durante a cerimônia, o governador Riedel reforçou o compromisso com investimentos na corporação. “Essa formação representa um avanço na estrutura e na valorização dos bombeiros, garantindo um serviço cada vez mais qualificado para a população sul-mato-grossense”, afirmou.
Os novos soldados agora se preparam para atuar em todas as regiões do estado, reforçando a segurança e proteção em áreas urbanas, rurais e nas reservas naturais, como o Pantanal.