O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou nesta quinta-feira (28) da 15ª edição do Fórum dos Governadores, realizado em Brasília. No encontro, lideranças estaduais debateram assuntos como reforma tributária, marco temporal e segurança pública, temas que terão impactos diretos no estado sul-mato-grossense.
Em seu discurso, Riedel destacou a relevância das discussões realizadas no evento. “Dia muito produtivo em Brasília, onde discutimos temas nacionais e locais, importantes para os estados do Brasil. Entre eles a segurança pública, com um diálogo franco sobre a autonomia dos estados e a necessidade de maiores investimentos na área. Discutimos também a reforma tributária, que será uma mudança de paradigma”, afirmou o governador.
Como representante dos governadores na Comissão Especial sobre o Marco Temporal, Riedel atualizou sobre o andamento dos trabalhos conduzidos pelo grupo, que tem o objetivo de buscar consenso sobre questões indígenas. Segundo ele, as reuniões são intensas e frequentes, com mais de 11 audiências realizadas até o momento. “Os trabalhos seriam concluídos em dezembro, mas foram prorrogados para fevereiro. Entre os avanços, destacamos o pagamento de indenizações em áreas de demarcação, como no caso de Antônio João, em Mato Grosso do Sul, o primeiro do tipo no Brasil”, explicou.
O governador também anunciou que um ofício será enviado a todos os estados para mapear áreas de conflitos fundiários, com o objetivo de anexá-las aos processos da comissão. Ele ressaltou a importância da iniciativa como um marco para a pacificação e segurança jurídica no país.
A comitiva sul-mato-grossense no evento incluiu o secretário estadual de Fazenda, Flávio César, e a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia. A procuradora destacou que os temas debatidos, como segurança pública, saúde e reforma tributária, são cruciais para a gestão cotidiana dos estados. “O governador Riedel tem desempenhado um papel fundamental na comissão, buscando convergência para pacificação e segurança jurídica”, afirmou.
O evento também contou com a participação dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Nísia Trindade (Saúde), reforçando a relevância das discussões para todo o país. (Informações Governo de MS)