| Hoje é Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024.

Troféu Zumbi dos Palmares e Tia Eva celebra luta contra o racismo e valorização da cultura negra


Na Assembleia Legislativa de MS, 26 personalidades recebem homenagem por sua contribuição histórica e social.
Homenageados recebem o Troféu Zumbi dos Palmares e Tia Eva na Assembleia Legislativa, celebrando a luta contra o racismo e pela igualdade racial. Foto: Luciana Nassar Por: Editorial | 29/11/2024 16:21

A noite da última quinta-feira (28) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi marcada por emoção, reconhecimento e celebração. A solenidade de entrega do Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva homenageou 26 personalidades que têm se destacado na luta contra o racismo e na valorização da cultura negra. O evento, que ocorre anualmente, foi criado em 2009 pelo ex-deputado Amarildo Cruz e, neste ano, passou a incorporar o nome de Tia Eva, uma mulher quilombola pioneira na luta por igualdade racial no estado.

A deputada Gleice Jane (PT), proposita da mudança, destacou a importância de resgatar figuras históricas como Tia Eva, que fundou uma comunidade quilombola em Campo Grande. Ela ressaltou ainda os desafios que a população negra enfrenta até hoje, como o alto índice de violência, discriminação no mercado de trabalho e a superlotação do sistema prisional. "Hoje, a população negra é vítima de um genocídio que precisa ser reconhecido e combatido", afirmou a parlamentar.

A solenidade também foi um espaço para reafirmar o compromisso da ALEMS com a promoção da igualdade racial, com a presença da tataraneta de Tia Eva, Vânia Lucia Baptista Duarte, que se emocionou ao receber a homenagem em nome de sua ancestral. "Precisamos dessas celebrações para fortalecer nossa luta, nossa resistência. Tia Eva foi uma mulher de liberdade e direitos iguais", declarou. Durante o evento, Rayanne Jarcem, cientista política e terapeuta, também foi homenageada, destacando sua trajetória e a luta por direitos territoriais das comunidades quilombolas.

A noite foi ainda marcada por apresentações culturais de Karô Castanha, Marcírio Menezes e Paulo Henrique, que deram um tom festivo à cerimônia. O deputado Pedro Caravina (PSDB) também fez questão de ressaltar a luta do ex-deputado Amarildo Cruz, que se dedicou ao fortalecimento das pautas antirracistas durante sua atuação parlamentar.

Além dos homenageados mencionados, a cerimônia reconheceu diversas outras figuras importantes na luta por justiça e igualdade social. Entre eles estavam Adair Jerônima da Silva, Felipe Augusto da Costa Souza, Neusa Jerônima Rosa dos Santos, e muitos outros, que, com suas ações e legados, continuam a construir a história do povo negro em Mato Grosso do Sul.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: