A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) transformou o combate às arboviroses ao implementar a plataforma e-Visit@ Endemias. Criada em 2018, a tecnologia une inovação e saúde pública, sendo referência no país e já adotada por estados como Distrito Federal e Pernambuco.
O sistema digital, que substituiu o antigo modelo baseado em papel, agiliza o registro de visitas de cerca de 2.000 agentes de campo nos 79 municípios do estado. As informações são enviadas em tempo real para centrais de monitoramento, otimizando ações e reduzindo custos. "Isso traz agilidade ao enfrentamento de doenças historicamente endêmicas em Mato Grosso do Sul", afirmou o coordenador de TI da SES, Marcos Espíndola Freitas.
Além de garantir eficiência, o governo estadual investiu na entrega de smartphones e linhas de dados para acesso à plataforma. Segundo Mauro Lúcio Rosário, coordenador do Controle de Vetores da SES, os resultados são visíveis. "Economizamos recursos e os municípios estão mais preparados para ações rápidas, como mutirões de limpeza e manutenção ambiental", destacou.
O sucesso da ferramenta já inspirou outros estados. Mato Grosso, Piauí e Paraíba estão em fase de pré-implantação da tecnologia, que se consolida como um modelo eficaz de gestão sanitária no Brasil.