Montevidéu foi palco de um marco histórico nesta sexta-feira (6), com o anúncio da conclusão das negociações para o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. O presidente do Uruguai, Lacalle Pou, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, oficializaram o acordo durante a cúpula de chefes de Estado do Mercosul.
“Foram 25 anos de negociações. Não é apenas um acordo comercial, mas também político. Hoje volto para casa mais tranquilo, com a certeza de que criamos novas oportunidades”, declarou Lacalle Pou.
Ursula von der Leyen destacou o impacto global da parceria. “Esse acordo é uma mensagem de confiança entre democracias. Ele não só impulsiona nossas economias, mas também reforça o compromisso com o Acordo de Paris e a proteção ambiental, incluindo a Amazônia.”
A parceria, que promete movimentar 700 milhões de consumidores, prevê padrões rigorosos para a preservação ambiental e mantém os critérios europeus para alimentos e bebidas, amenizando preocupações de produtores agrícolas na Europa.