Vinicius Júnior, atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, foi premiado nesta terça-feira (17) como o Melhor Jogador do Mundo no The Best 2024, durante cerimônia realizada em Doha, no Catar. Com esse feito, o jogador se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio desde 2007, quando Kaká venceu Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
O atacante de 23 anos se destacou por sua performance extraordinária no Real Madrid durante a temporada 2023/24, sendo um dos principais responsáveis pelas conquistas da Champions League e La Liga. Ao longo da temporada, Vinicius Jr. disputou 39 jogos, marcou 24 gols (um deles na final da Champions) e deu 11 assistências, consolidando-se como o principal nome do clube merengue.
Com essa vitória, o jogador se junta a uma seleta lista de brasileiros premiados pela Fifa, incluindo Romário, Ronaldo Fenômeno (três vezes premiado), Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho (duas vezes) e Kaká. O prêmio de Melhor Jogador do Mundo foi criado em 1991, e Vinicius Jr. se tornou o sexto brasileiro a levar o troféu.
Além de Vinicius Júnior, outros brasileiros também foram homenageados na cerimônia do The Best 2024. Marta recebeu o prêmio do Gol Mais Bonito do Futebol Feminino, com um gol marcado contra a Jamaica. Thiago Maia recebeu o prêmio Fifa Fair Play, por seus esforços nas enchentes no Rio Grande do Sul, e Pequeno Gui, torcedor simbólico do Vasco, foi premiado com o Fifa Fan Award.