Naviraí, uma das cidades afetadas pela crescente epidemia de dengue em Mato Grosso do Sul, está entre os municípios que registraram óbitos devido à doença. O boletim da 51ª semana epidemiológica, divulgado nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), revela que o estado já contabiliza 19.473 casos prováveis de dengue em 2024, com 16.207 confirmações. Além disso, 32 mortes foram confirmadas, e outras 17 estão em investigação.
Entre os óbitos, Naviraí, assim como Maracaju, Chapadão do Sul, Dourados e outros municípios, sofre com o impacto da doença. O boletim aponta que a maioria das vítimas tinha comorbidades, o que agrava o quadro da doença. A cidade também registrou uma alta incidência de casos nos últimos meses, colocando-a como uma das mais preocupadas com o controle da epidemia.
Vacinação contra a dengue
O governo estadual tem intensificado a vacinação, com 120.267 doses do imunizante já aplicadas. Naviraí, que enfrenta um cenário preocupante, é uma das cidades focadas na vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações. Mato Grosso do Sul já recebeu 189.910 doses do Ministério da Saúde, e o esquema vacinal exige duas doses, com intervalo de três meses.
Chikungunya em alerta
Além da dengue, a cidade e o estado enfrentam também a Chikungunya, com 2.757 casos prováveis e 919 confirmações até o momento. Não foram registrados óbitos pela doença, mas a SES alerta para a importância de procurar atendimento médico e evitar a automedicação, caso apresentem sintomas.