| Hoje é Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025.

Queda no valor bruto da produção do agronegócio de MS é de 23,2% em 2024


Apesar da queda no VBP, Mato Grosso do Sul avança em novos segmentos do agronegócio e mantém forte presença no mercado internacional.
A produção agrícola de Mato Grosso do Sul enfrentou desafios climáticos em 2024, mas o estado se consolida em setores como etanol de milho e suinocultura. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT Por: Editorial | 27/12/2024 16:55

O Valor Bruto da Produção (VBP) do agronegócio de Mato Grosso do Sul registrou uma queda de 23,2% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 69,32 bilhões em 2024, conforme balanço divulgado pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). A redução foi impulsionada principalmente pelo setor agrícola, que deve somar R$ 45,86 bilhões, impactado pelas condições climáticas adversas.

Apesar do desempenho negativo, o presidente da Famasul, Mauricio Bertoni, destaca avanços importantes em novas frentes do setor. Entre eles, a consolidação de Mato Grosso do Sul como produtor de etanol de milho, a atração de indústrias de celulose, o estímulo à citricultura e o fortalecimento da suinocultura.

A China segue como o principal destino das exportações do agronegócio estadual, com 49,1% do total, seguida pelos Estados Unidos (5,3%), Países Baixos (Holanda) e Itália, que somam cerca de 8% da receita. "A expectativa é que o acordo Mercosul-União Europeia favoreça a ampliação das relações comerciais com os países europeus", comentou Bertoni. 




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: