O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem intensificado o acesso à cirurgia bariátrica no estado. A iniciativa envolve a ampliação de consultas e procedimentos cirúrgicos, seguindo rigorosamente as diretrizes do Ministério da Saúde. A triagem realizada por equipe multidisciplinar assegura que apenas pacientes com critérios clínicos adequados sejam encaminhados, priorizando a segurança e o sucesso do tratamento.
PARA SEGUIR O PORTAL DO CONESUL NO INSTAGRAM, CLIQUE AQUI!
Desde 2023, o Hospital Regional Magid Thome, em Três Lagoas, consolidou-se como referência para esses procedimentos. Até o momento, a unidade realizou 196 consultas e 25 cirurgias com sucesso. Em 2024, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, passou a oferecer o serviço, registrando 40 consultas agendadas e 19 cirurgias programadas nos primeiros três meses.
“O avanço planejado e responsável tem garantido qualidade de vida aos sul-mato-grossenses. Esse progresso só foi possível graças às parcerias e à expansão do serviço pelo interior do estado”, destacou Maria Angélica Benetasso, superintendente de Gestão Estratégica da SES e coordenadora do programa MS Saúde.
Outras unidades também têm contribuído para a ampliação do programa, como o Hospital Adventista do Pênfigo, que já realizou 20 cirurgias, e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, com 3 cirurgias agendadas.