Os preços globais dos alimentos apresentaram uma leve queda em dezembro, mas se mantiveram próximos das máximas de 19 meses, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O índice de preços da FAO fechou o mês com 127 pontos, o que representou uma diminuição de 0,5% em relação a novembro, mas uma alta de 6,7% quando comparado ao mesmo período de 2023.
Entre os produtos analisados, os preços dos óleos vegetais caíram 0,5%, refletindo a queda nos valores de óleos de canola, soja e girassol. Apesar disso, ainda estavam 33,5% mais altos do que em 2023. Já os preços dos laticínios recuaram 0,7%, interrompendo uma sequência de sete meses consecutivos de alta, devido à redução dos preços de manteiga, queijo e leite em pó desnatado.
Em contrapartida, as carnes e cereais registraram variações mais moderadas. Os preços das carnes subiram 0,4% no mês e 7,1% no ano, impulsionados pela alta demanda global e restrições de produção nos principais exportadores. O trigo se manteve estável devido à forte oferta da Argentina e Austrália, enquanto o milho teve leve aumento devido a vendas de exportação mais fortes.