A japonesa Tomiko Itooka, reconhecida como a mulher e pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records, faleceu no dia 29 de dezembro de 2024, aos 116 anos. A informação foi confirmada pelo LongeviQuest, autoridade global em longevidade humana máxima, neste sábado (4).
Tomiko, que nasceu em 23 de maio de 1908, na cidade de Osaka, foi a segunda filha de uma família de três irmãos. Após completar o ensino médio e casar-se, teve quatro filhos. Durante a Segunda Guerra Mundial, com o marido na Coreia do Sul, ela assumiu a gestão de uma fábrica têxtil e cuidou dos filhos.
Após a morte do esposo em 1979, Tomiko se mudou para a província de Nara, onde se dedicou a caminhadas, escalando montanhas e completando a Peregrinação Saigoku Kannon. Acreditava que um estilo de vida ativo era a chave para sua longevidade, que a manteve saudável até completar 100 anos.
"No momento de sua morte, a Sra. Itooka foi classificada como a 19ª pessoa validada mais velha da história registrada", informou o LongeviQuest. Com o falecimento de Tomiko, a brasileira Inah Canabarro Lucas, também de 116 anos, passou a ser reconhecida como a pessoa viva mais velha do mundo.