Na sexta-feira (3), agricultores poloneses saíram às ruas de Varsóvia para protestar contra as políticas da União Europeia que, segundo eles, têm prejudicado o setor agrícola da Polônia. O protesto aconteceu no mesmo dia em que a Polônia assumiu a presidência do conselho da União Europeia, marcando um momento simbólico para a nação.
Sob o lema "5x stop", os manifestantes destacaram as medidas implementadas pelo bloco europeu que afetam diretamente a produção rural no país. Entre os principais pontos de insatisfação estão o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, a lei antidesmatamento, a importação de produtos agrícolas da Ucrânia e a crise nos setores florestal e pesqueiro, além de desafios econômicos locais.
Esse protesto faz parte de uma onda de insatisfação crescente entre produtores europeus, especialmente na França e Espanha, que desde o início de 2024 têm se manifestado contra as regras comerciais e tributárias impostas pela União Europeia, bem como os preços baixos de diversos itens agrícolas.