| Hoje é Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025.

Coreia do Sul tem dia de protestos contra e favor do presidente afastado


Manifestantes se posicionam a favor e contra o líder, enquanto o Tribunal Constitucional analisa o processo de impeachment.
Manifestantes tomam as ruas de Seul, expressando apoio e oposição ao presidente afastado Yoon Suk Yeol. Foto: AP/Lee Jin-man Por: Editorial | 05/01/2025 08:26

Milhares de sul-coreanos protestaram em Seul neste sábado (4), manifestando opiniões divergentes sobre o presidente afastado Yoon Suk Yeol. Os atos ocorreram um dia após uma tentativa frustrada de prendê-lo, em meio à crise política desencadeada pela imposição de uma lei marcial em dezembro.

Grupos se reuniram em frente à residência presidencial, onde Yoon permanece sob proteção de agentes de segurança, e em vias centrais da capital, divididos entre exigir sua prisão ou revogar sua destituição. O presidente enfrenta acusações de tentativa de rebelião após decretar, pela primeira vez na democracia sul-coreana, uma lei marcial que vigorou por algumas horas.

Na sexta-feira (3), investigadores tentaram prender Yoon, mas recuaram diante da resistência do serviço de segurança. A ordem de prisão, que expira na segunda-feira (6), segue pendente. Enquanto isso, o país é liderado interinamente por Choi Sang-mok, com o impeachment aguardando decisão do Tribunal Constitucional, que tem até seis meses para validar ou rejeitar o processo. Caso aprovado, novas eleições presidenciais deverão ocorrer em até 60 dias. 




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: